Atividades de Educação, Divulgação e Comunicação do projeto Estudos Bioecológicos em Pinguins e Skuas
19-08-2010 22:28Miriam Hebling Almeida
Comitê Internacional de Educação, Participação e Comunicação do Ano Polar Internacional (International Polar Year).
Pesquisadora do projeto Estudos Bioecológicos em Pinguins e Skuas.
O Ano Polar Internacional (API) 2007/2008 (International Polar Year) foi o maior programa internacional de pesquisas nos polos do planeta Terra, e um dos maiores esforços internacionais de pesquisas científicas já realizados. As pesquisas realizadas durante o API envolveram quase todas as áreas da ciência, incluindo a ciência social (com foco substancial na saúde e no bem-estar dos residentes e nas comunidades Nórdicas), e que cobrem áreas tão diversas como ecologia, saúde humana e animal, geofísica e astronomia.
O mundo está mudando rapidamente. Mudanças climáticas têm sido observadas por todo o planeta, numa velocidade jamais imaginada pelos cientistas. O gelo nos polos da Terra está derretendo, e isso afeta todas as regiões do planeta.
Reconhecendo a importância da educação na formação de indivíduos políticos, críticos e conscientes de seu papel na sociedade, uma das conquistas do API foi a ampla divulgação da ciência polar e da importância dos polos para o Planeta, em escolas e comunidades dos mais diversos países, com o desenvolvimento e divulgação de atividades educativas sobre mudança climática e sobre a vida nas regiões polares.
O projeto “Estudos Bioecólogicos em Pinguins e Skuas” atende as expectativas do API e do próprio Edital do CNPq ao qual está vinculado, uma vez que busca disseminar informações sobre atividades científicas ao público em geral, numa tentativa de despertar o interesse dos educadores e dos jovens estudantes para essa área da ciência que vem assumindo papel cada vez mais importante na vida de todos os seres. Atividades e links relacionados à educação, à ciência e a este projeto serão divulgados aqui no site. Escreva-nos dando sua opinião e sugestões. Participe!
A gravidade do momento de transformação pelo qual passa a Terra pede urgência na união de esforços entre ciência e educação numa tentativa de conscientização para que cada um assuma seu papel de maneira a contribuir para a manutenção da vida no nosso planeta.
———
Voltar